segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PPP

 Na aula do dia 22/10 tivemos um debate sobre o que é o PPP?  Nossas considerações foram feitas a partir do  texto"Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção coletiva" onde autora nos leva a pensar e a refletir sobre o que é e o que representa o PPP.

 No texto a autora ressalta a importância do Projeto Político Pedagógico. Ela deixa bem claro que que o mesmo não é só um montante de papeis. O PPP  é praticamente a aula da escola é nele que serão definidos quais são os parâmetros que a escola ira seguir.


Ilma diz que uma das funções do PPP é "resgatar a escola como espaço político,lugar de debate,de dialogo, fundado na reflexão coletiva."

A autora também enumera os cinco princípios norteadores do PPP:  Igualdade, Qualidade, Gestão democrática, Liberdade e Valorização.


  • Igualdade-  Apesar das desigualdades no ponto de partida, é dever da escola assegurar a igualdade durante o percurso até a chegada.
  • Qualidade-  A qualidade de ensino não pode ser privilegio de poucos.  Um bom PPP visa a qualidade de ensino para todos não a quantificação de dados estatísticos.
  • Gestão democrática- Ilma defende a gestão democrática, onde pais, professores, alunos e equipe pedagógica , onde todos juntos participam efetivamente da construção do PPP.
  •  Liberdade-  Conceito de autonomia pedagogia. 
  • Valorização-  A valorização do magistério como ponto central. Os profissionais não precisam só de melhores salários, mas também de melhores condições de trabalho,de espaço para  formação continuada.
 Para concluir a autora ressalta a importância da desfragmentação da formação do núcleo escolar. O mesmo deve ser pensado e feito ativamente pela sociedade que o envolve. Deve ser libertário e revolucionário.




Jéssica Vasconcelos
UERJ-FEBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário