quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Gênero

  Mas por que quando falamos de Gênero, falamos na luta contra o machismo? Somos frutos de uma sociedade machista e patriarcal. Crescemos aprendendo que o Homem tem um espaço e um poder de voz e decisão maior na sociedade. De que é """normal""" mulheres serem ocuparem menos espaços de representatividade e de voz. Quando falamos de Gênero não queremos só classificar quem é X e quem é Y, mas garantir que X e Y tenham acesso e oportunidade de exercer o mesmo direitos.

As discussões sobre igualdade de gênero vem ultrapassando os séculos, mas um dos primeiros cenários a ressaltar isso foi a luta do Sufrágio feminino (Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.)




 De lá pra cá a luta pelo direito das mulheres vem avançando pouco a pouco em todos os países. Isso graças a luta pela igualdade de gênero, reconhecida pela ONU (inclusão da igualdade de direitos de homens e mulheres na Carta da ONU, documento lançado em 1945 que criou as Nações Unidas, foi fruto da insistência de diplomatas latino-americanas lideradas pela cientista brasileira Bertha Lutz)




"O movimento feminista é considerado por importantes analistas sociais como o responsável pelas grandes mudanças ocorridas na segunda metade do século XX. Este movimento foi capaz de demonstrar à sociedade que as discriminações incidiam sobre as mulheres desde a sujeição feminina aos desígnios da autoridade masculina no ambiente doméstico até as situações de guerra, nas quais as mulheres são vulneráveis a mutilações, a estupros e a abusos de toda ordem. " (p.69)





A luta feminista pela igualdade de gênero é uma luta que se desdobra em várias vertentes. Pois como vimos só o Gênero não é o suficiente para se especificar alguém. Mulheres negras e pobres lutam por outros direitos . O feminismo negro vai além da igualdade de gênero, mas também luta pela visibilidade e igualdade social da mulher negra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário